Como receber o Espírito Santo!

“E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam...”  Atos 19.6


Desvendando o mistério

Muitas pessoas têm ouvido falar sobre o Espírito Santo, batismo no Espírito Santo, falar em línguas, etc., mas sem ter ainda um esclarecimento sobre o assunto. Sem entrar em muitos detalhes, tentaremos tornar mais claro este assunto sobre o Espírito Santo e Seu relacionamento com o cristão convertido.

Não posso enfatizar demais o quão importante é para todo cristão buscar, receber e manter o batismo no Espírito Santo. Ele é a garantia de Deus para a nossa salvação. Ele é o poder que capacita o cristão a praticar a Palavra de Deus e perseverar até o fim. (Já que o próposito é esclarecer, tem que ser dito que o Espírito Santo não impede o cristão de cair em pecado e voltar ao mundo, e eventualmente até perder sua salvação. Ele enche a pessoa de poder, mas nunca tira sua liberdade de decidir o que ela quer para si mesma, o livre-arbítrio).

O Espírito Santo é Deus em você. Não com você, mas dentro de você. Os benefícios disto são obviamente intermináveis.

Então como alguém recebe o Espírito Santo?

Aqui estão os passos que temos observado acontecerem na Bíblia e na vida de milhares de crentes ao redor do mundo.

Primeiro: A pessoa ouve a respeito da existência do Espírito Santo e a promessa do derramamento dEle. Se você está lendo isso, você já deu esse primeiro passo.

Segundo: A pessoa crê na promessa e deseja recebê-la. Neste estágio é importante entender que o Espírito Santo é uma promessa de Deus para nós por causa da sua graça e amor. Não merecemos recebê-lo, mas podemos reivindicar este direito da mesma forma em que cremos nas outras promessas de cura, perdão, etc. O Espírito Santo vem sobre uma pessoa, não pelos seus méritos, mas pela fé na promessa.

Terceiro: A pessoa começa a buscar esta promessa fervorosamente, mais que qualquer outra bênção que ela deseje. Se o Espírito Santo não for o primeiro em nossos corações, Ele também não será o segundo. O desejo pelo batismo tem que ser mais forte que o desejo por outras bênçãos. Ele tem que se tornar a prioridade número um nas orações da pessoa.

Quarto: A pessoa reconhece a necessidade de limpar sua vida. Ninguém bebe água limpa em um copo sujo – primeiro ela o lava e depois enche-o de água para beber. O Espírito Santo é a viva água limpa; a pessoa é o copo, ou Seu templo. Antes que Ele venha e habite nela, a pessoa tem que limpar sua vida e garantir que ela esteja limpa. Ela tem que abandonar e ficar longe do pecado. Isto prepara seu coração para o derramamento do Espírito Santo.

Quinto: À medida que a pessoa busca o batismo através das orações nas reuniões do Espírito Santo, jejuns, vigílias, orações pessoais, na meditação da Palavra de Deus, no louvor e adoração, humildade, e ardente desejo do coração, o Espírito Santo é atraído por aquela pessoa como a abelha é atraída pela flor.

Sexto: À medida que o desejo sincero por Deus cresce no coração da pessoa, o Espírito Santo finalmente vem e batiza a pessoa com Sua presença. Isto significa que Ele entra na pessoa e passa a morar permanentemente lá, em seu coração. Este momento é normalmente marcado pela experiência de transbordante alegria, amor e certeza. A pessoa sente felicidade daquele momento em diante. Ela também sente um grande amor por Deus e por outras pessoas, até mesmo por seus inimigos. Uma certeza absoluta entra em seu coração, confirmando que ela pertence a Deus e que nada mais pode lhe abalar – medo, depressão, ou qualquer outro problema.

Sétimo: A pessoa fala em línguas. Esta língua é conhecida na Bíblia como a ‘língua dos anjos’. Seu propósito é capacitar o cristão a orar de uma maneira que ele não pode em Suas próprias palavras, para sua própria edificação espiritual. Isto acontece durante o processo do batismo. Enquanto ele louva a Deus, Deus lhe dá novas palavras para que a pessoa possa falar com Ele. Isso pode, à princípio, ser somente algumas palavras – mas o dom se desenvolve e torna-se mais fluente com a prática. É importante notar que quando a pessoa é verdadeiramente batizada com o Espírito Santo, ela fala em línguas. Não existe isso da pessoa batizada com o Espírito Santo não falar em línguas – exceto é claro se a pessoa não usar esse dom.

Oitavo: A vida do cristão passa por uma mudança radical depois desta experiência. Seu caráter é agora como o próprio caráter de Deus. O que a Bíblia chama de ‘frutos de Espírito’ começa a se manifestar naturalmente na vida da pessoa. Esta é a prova mais evidente do batismo – os frutos.

Se você deseja receber o Espírito Santo – Deus em você –, então siga os passos acima fielmente. Não se preocupe com muitas perguntas e detalhes – somente creia! Creia na promessa e O busque pela fé. Deus deseja mais lhe dar o Espírito Santo do que você deseja recebê-Lo, isto é certo!

Sei que isto é um clichê, mas vou falar assim mesmo: sua vida NUNCA mais será a mesma depois que o Espírito de Deus descer sobre você. Nunca mais.

Se quiser ignorar a importância do Espírito Santo, a escolha é sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário