Outono: cuide da pele


Depois dos excessos de verão, principalmente devido às exposições ao sol sem o uso de um filtro solar adequado e nem o uso de um boné ou algo que bloqueie a passagem dos raios solares, chega a estação do ano ideal para cuidar e recuperar a saúde e a aparência da pele.

O outono é uma boa época para se submeter a um check-up. Na opinião do dermatologista Rafael Ayoub, do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), de São Paulo, o principal objetivo da avaliação médica é orientar o paciente, de modo adequado e personalizado, a prevenir doenças de pele no futuro. “Quando algo é detectado em estágio inicial, maior é a chance de cura”, explica.

Essa avaliação com um dermatologista não verifica apenas manchas, mas também os pelôs, unhas e ainda examina se a rotina do dia-a-dia está correta, bem como a temperatura da água utilizada e o sabonete, o modo de massagear o couro cabeludo, cremes corretos para o tipo de pele e ações capazes de influenciar diretamente na saúde do corpo.

Segundo a publicitária Elizabeth Garcia Prisma, devido às sardas espalhadas no rosto e nos ombros, os tratamentos específicos para que a quantidade não aumente são intensificados no outono e inverno, por conta da incidência menor de blusas sem mangas ou roupas curtas.

É importante verificar lesões e alterações em todo o corpo, bem como verrugas e pequenos nódulos. “A incidência de câncer entre as doenças típicas da pele é alta e nos preocupa muito o fato de essas ocorrências estarem aumentando no Brasil, independentemente de sexo ou idade”, finaliza o dermatologista.

Alguns tratamentos
Além dos peelings mais fortes, devidamente feitos por um especialista, existem composições – prescritas por médicos – capazes de renovar as células do rosto e do corpo. Ambos devem ser feitos em épocas mais frias.

No outono também são indicados tratamentos de esfoliação, clareamento e limpeza facial profunda ou outro que tenha em sua composição altos índices de ácido. “Independentemente da época do ano, deve-se usar filtro solar. O produto deve ser repassado ao menos duas vezes ao dia. Quanto mais, melhor”, alerta a esteticista Lucia Lamazares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário