Deus existe: do outro lado do oceano

Seu país foi devastado pela guerra civil, mas o moçambicano Estêvão Charles conseguiu, com persistência e fé, superar os obstáculos e fazer a diferença.


Moçambique está situado na costa oriental da África Austral, que é a parte do continente africano banhada pelos oceanos Índico e Atlântico. Portugal foi o colonizador do país, onde cerca de 42% da população fala português.

Os moçambicanos conquistaram a independência em 25 de junho de 1975. Logo depois, em 1976, uma guerra civil assolou o país, até 1992, deixando mais de 1 milhão de mortos e 4 milhões de desalojados.

Moçambique é o cenário para o nosso personagem da vida real de hoje, Estêvão Charles de 33 anos.

Charles, como prefere ser chamado, nasceu em Maputo, capital de Moçambique. Sua mãe, doméstica, casou-se ainda jovem. Ele foi o primeiro filho, depois vieram mais seis. O pai, na época combatente da luta de libertação do país, conseguia um bom salário e, com isso, podia dar uma vida digna para a família. Porém, teve de ir para outro estado lutar pelo país e a família se separou.

A mãe e os irmãos foram morar com os avós, enquanto ele ficou com o pai.Três anos mais tarde, todos voltaram a reencontrar-se e a família pôde se unir outra vez.

Mesmo em tempos de guerra, Charles sempre foi aplicado na escola. Queria formar-se em medicina. Mas, quando tinha cerca de 21 anos, seus pais, mais uma vez, se separaram. Com a nova situação da família, ele teve que arranjar um emprego para ajudar os irmãos mais novos.

O trabalho de Charles era na área de informática. O novo emprego encantou tanto o jovem que ele acabou mudando a sua inclinação profissional e deixou de lado a medicina.

No trabalho, ele conheceu uma moça e ficou noivo dela. A família da noiva era contra o relacionamento, mas ele a amava. E, mesmo com a família não gostando, foi morar na casa dos sogros. Pouco tempo depois, Charles perdeu o emprego e, a partir dali, passou a viver uma vida de humilhações.

“Passei a depender diretamente dos meus sogros. Cheguei a percorrer muitas vezes distâncias de 10 quilômetros a pé por dia, a procura de emprego, mas meus caminhos estavam todos fechados”, relata. No entanto, a esperança de um dia voltar a ter seu próprio emprego, sustentar a noiva, se casar e ser feliz não esmoreceu, e dava impulso para ele continuar a lutar.

Mas eram só obstáculos à sua frente, sem nenhuma perspectiva de vitória. E foi num desses momentos de angústia que Charles diz que parou e se lembrou de Deus. Na adolescência, ele havia frequentado uma igreja evangélica, e quando se viu sozinho decidiu resgatar a fé que nunca havia saído do seu coração. “ Fiz uma oração naquele momento: ‘Sei que Tu existes, tenho visto e ouvido falar de milagres que operas. Eu estou nesta situação e tenho certeza de que não é do Teu agrado que eu sofra. Então, por favor, ajuda-me a sair desse buraco. Eu prometo, se assim o fizeres, que minha vida será tua para sempre’”, relata.

Mudança

Assim que fez a oração, Charles pegou a noiva em flagrante de traição. “Foi um baque muito forte, mas esse espisódio me fez dar a volta por cima. Foi uma dor incompreensível e imensurável. No entanto, eu havia orado e sabia que se aquilo havia acontecido era porque aquela situação não era para mim. Deus estava no controle da minha vida”.

Ele saiu da casa dos sogros e, em seguida, arrumou um emprego. Paralelo a isso, passou a investir em ações e tornou-se um investidor de sucesso. Dois anos depois, passou de um simples empregado a diretor de uma empresa. Hoje, além de ser empresário, trabalha como gerente de segurança de um dos mais renomados bancos de Moçambique.

“Olho para trás e fico feliz em ver como aproveitei as decepções, dores, e dificuldades que sofri. Muitas pessoas sofrem uma decepção e se entregam à dor. Deixo o conselho para que ajam com fé e, dessas dores, tirem forças para seguir em frente. Hoje, tenho muito sucesso em todas as áreas de minha vida: financeira, espiritual, profissional e sentimental. Há 3 anos me casei com uma mulher maravilhosa, e não moro na casa dos meus sogros”, finaliza sorrindo.

Fonte: Arca Universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário