Máximas de Salomão 8

Quais características da Sabedoria podemos ter em nossa vida?


No capítulo 8 do livro de Provérbios, Salomão apresenta a essência da Sabedoria. Ele explica as qualidades e os motivos para que o cristão interesse-se por Ela. Nas máximas de hoje, o rei esclarece que sem o Seu uso, reis, juízes e políticos, por exemplo, não conseguem governar e julgar perfeitamente (leia Provérbios 8:15).

Além disso, a explicação de Salomão também pode se encaixar perfeitamente no cotidiano de cada um de nós. Como ser excelentes pais, mães, filhos, profissionais, esposas e maridos, se não somos sábios para dar a melhor correção; se não conseguimos encontrar as melhores palavras para falar no momento certo; ou se não conseguimos reagir a uma situação sem que ninguém saia machucado?

O que o sábio rei explica é que se a pessoa adquirir a Sabedoria terá as mesmas qualidades e formará com Ela somente um ser.

Mas, o que é sabedoria?

De acordo com o dicionário Houaiss, significa, entre outras coisas, “conhecimento da verdade; discernimento inspirado nas coisas sobrenaturais e humanas”. Na explicação de Provérbios, pode ser entendida como o poder de se fazer as coisas corretamente, usando a cautela e a prudência para isso.

Então, quais são as características da Sabedoria que podemos ter em nossas vidas?

1 – Fale palavras que edificam, que sejam verdadeiras e abomine a mentira (Provérbios 8:4-8);

2 – Seja prudente, tenha conhecimento, juízo e opinião. Além disso, dê bons conselhos (Provérbios 8:12);

3 – Tema a Deus e odeie o mal. Também odeie o orgulho, a soberba, os maus caminhos e as palavras falsas e mentirosas (Provérbios 8:13);

4 – Se você tiver Sabedoria, saberá governar seus negócios, casa, administrar bens e família (Provérbios 8:15);

5 – Ame a Sabedoria e Ela o amará. Procure-A e A achará (Provérbios 8:17);

6 – Tal qual a Sabedoria, ande no caminho da retidão, honestidade e siga os passos da justiça (Provérbios 8:20);

7 – A Sabedoria diz: “... ouvi-me, porque felizes serão os que guardaremos os meus caminhos (...) sejam sábios, e não o rejeiteis.” (Provérbios 8:32-33);

8 – Quem A encontra acha a vida e agrada a Deus. Mas, quem peca contra Ela, violenta a própria alma. Todos os que A aborrecem, amam a morte (Provérbios 8:35-36).

Nenhum comentário:

Postar um comentário