Homens da Bíblia: Mefibosete, limitações fisicas

Filho de Jônatas e neto do rei Saul, ele tinha direito a uma vida de prosperidade, mas aceitou a condição de miséria e vivia passando necessidade na cidade de Lo-Debar


Mefibosete era neto do rei Saul e filho de Jônatas, que era grande amigo de Davi. Saul e Jônatas morreram no mesmo dia e assim que a notícia chegou ao palácio, uma criada pegou Mefibosete e saiu correndo com ele. Na pressa, o menino que tinha cinco anos, caiu e ficou manco dos dois pés. Mesmo assim, a ama o pegou no colo e levou o descendente do rei para viver em um lugar chamado Lo-Debar. (2 Samuel 4:4)


Muitos anos se passaram e eis que o rei Davi pergunta a um de seus criados: “Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que eu use de bondade para com ele, por amor de Jônatas?” (2 Samuel 9:1)

Sim. Havia Mefibosete, que fora criado na região pobre de Lo-Debar, levando uma vida de miséria e necessidades. Sabendo da existência do filho de Jônatas, Davi mandou trazê-lo e disse-lhe: “Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás sempre à minha mesa.” (2 Samuel 9:7)

Mas, Mefibosete responde: “Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?” (Samuel 9:8)

Lições

A história de Mefibosete se repete nos dias atuais. Há muitos descendentes do Rei que, por não se darem conta de seus direitos, ao invés de cearem à mesa, vivem mendigando, passando necessidades.

Mefibosete sabia todo o tempo que pertencia à realeza, no entanto, preferiu levar uma vida medíocre, achando-se um coitado e um não merecedor do que era seu por direito.

A imagem que Mefibosete tinha de si mesmo era de um derrotado, perdedor, fracassado. E isso está explícito no que ele respondeu a Davi.

Membros da realeza

Nós também somos membros da realeza. Temos direito a levar uma vida abundante. Muitos, no entanto, em vez de ir para o palácio preferem viver em Lo-Debar.

Você pode estar vivendo uma vida de dificuldades. Mas não se esqueça que também é filho do Altíssimo e ainda dá tempo de sair de Lo-Debar e viver num lugar melhor.

Mefibosete tinha limitações físicas. Não olhe para as suas limitações, olhe para as bênçãos de Deus.

Não se atenha ao que seus olhos veem. Saia de Lo-Debar. Visualize-se como um vencedor e desfrute das bênçãos que são suas por legitimidade. Você tem direitos e também o dever de reivindicá-los.

Fonte: Arca Universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário