Mulheres da Bíblia: A serva de Naamã

Mesmo tendo sido levada cativa, ela deu testemunho de confiança e amor a Deus e sua atitude foi crucial para que um dos mais lindos milagres do Velho Testamento acontecesse.

Uma menina sem nome, levada cativa para viver na casa de Naamã e que tinha todos os motivos para maldizer sua vida, deu um belo testemunho de amor a Deus. Mesmo sem ter o nome revelado, ela ajudou a escrever uma das mais belas histórias de milagre do Velho Testamento.


Naamã era comandante do exército do rei da Síria. Ele era herói de guerra, porém, leproso. Sua história se passa cerca de 860 a 841 a.C. (antes de Cristo). A Síria naquela época possuía uma relação instável com Israel. Tropas da Síria haviam invadido o país e levado cativa uma judia (leia 2 Reis 5:2).

A nossa personagem sem nome, além de cativa tornou-se serva de Naamã. E em vez de maldizer a sua sorte, de viver triste, ela sabia o Deus a quem servia.

Naamã era poderoso, tinha dinheiro, bens, status, no entanto, havia algo que o mantinha envergonhado: a sua lepra.

Vendo o sofrimento de Naamã, essa menina fala à sua senhora: “... Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria de sua lepra.” (2 Reis 5:3)

Essa foi a única palavra dessa menina. Mas foi de suma importância para que um dos mais belos milagres da Bíblia acontecesse.

Reflexão
Por que Naamã ou sua esposa deu ouvidos à serva? Ela era judia – os judeus eram inimigos dos sírios –, poderia muito bem fazer alguma armadilha para o seu senhor. Por que Naamã deu ouvidos a ela?

Porque, embora serva, ela em todo o tempo deve ter sido fiel. Em vez de ficar murmurando, fazia o seu trabalho da melhor forma possível. Ela havia perdido a sua liberdade? Sim. Mas não havia perdido a sua fé. Diferentemente do seu patrão, que embora fosse um homem rico e tivesse liberdade, era cativo de sua doença.

Naamã procurou Eliseu, homem de Deus e foi curado.

A Bíblia não relata o que ocorreu depois, mas acredita-se que depois da cura de Naamã essa menina foi honrada.

Lição
Que assim como essa garota possamos em todo o tempo ser fiéis e mostrar para as pessoas quão grande é o Deus que servimos.

E nos lembremos sempre que quando agimos com sabedoria e damos bom testemunho, bastam pequenos gestos para fazer a diferença e, assim, verdadeiros milagres acontecerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário