Medo. Como vencê-lo?

Disse Deus: “Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei... Tão-somente se forte e mui corajoso, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares… Não to mandei eu? Se forte e corajoso; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.” (Josué 1:5,7,9 ).

366 vezes na bíblia encontramos a expressão “ Não temas”, da uma para cada dia do ano, quer dizer que Deus todos os dias nos diz: “Não tenha medo”., disse Deus: “Não tenha medo”, disse Deus: “Não temas porque eu sou contigo, não te assombres porque eu sou teu Deus, eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel" ( Isaias 41:10), e nós devemos falar como Davi: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo" (Salmo 23:4)

O medo natural

O medo é originário de pecado, pois Adão após ter pecado sentiu medo e disse: "Ouvi a tua voz no jardim e porque estava nu, tive medo e me escondi" (Gênesis 3:10), e assim toda a humanidade é descendente de Adão e Eva e tem a natureza pecaminosa e sente medo frente aos problemas e perigos da vida, por se sentir afastada de Deus, pois “Se o coração não nos acusar temos confiança diante de Deus" ( I João 3:21), "mas o pecado produz o medo, e o produz tormento" ( I João 4:18).

O medo espiritual

Os espíritos sabem que é fácil dominar uma pessoa que tem medo e se aproveitam, atuando na imaginação criando fantasias macabras e fazendo sempre pensar no pior, e com medo de tudo, há aqueles que não saem de sua casa, fogem de tudo, desconfiam de tudo e tem medo de miséria, de doença, dos problemas da morte, etc., e pensam negativamente e tentam se refugiar em horóscopos, guias, patuás, pós, medalhas, rosários, imagem e tantos objetos fetichistas para se protegerem, mas nada disto resolve.

O que medo provoca?

“Aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece” (Jó 3:25),

Assim como alcançamos vitória pela confiança em Deus, também temos a derrota pelo medo que é uma fé ao contrário, e o diabo faz acontecer, a exemplo: o medo da miséria leva a miséria, o medo da doença leva a doença,etc.

Como se libertar do medo?

“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32); Quando conhecemos a verdade que o Senhor Jesus já pagou pelos nossos pecados, e derrotou satanás ( I João 3:8), e que ele está conosco todos os momentos de nossas vidas, então passamos do medo para a coragem, como está escrito. “O Senhor é a minha luz e a minha salvação, de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida a quem temerei” ( Salmo 27:1 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário