Caminhar faz bem para a memória

Estudo analisa a importância das atividades físicas na terceira idade.

Um estudo divulgado pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, revelou que a prática de atividades aeróbicas, como caminhadas, é uma ótima ação preventiva contra os riscos de demência em idosos. O trabalho acompanhou centenas de pessoas na chamada terceira idade.

Entre os indivíduos pesquisados, nos mais sedentários (cerca de 40%), ficou comprovado que houve um encolhimento da massa cerebral. Já entre os mais ativos (os que andavam todos os dias) não ocorreu nenhuma perda. Vários estudos comprovam que, com o avanço da idade, o cérebro sofre um encolhimento natural e isso provoca problemas na memória.

De acordo com a fisioterapeuta Patrícia Gomes, esse estudo é mais uma comprovação do benefício da atividade aeróbica no combate à degeneração mental. “É importante frisar, no entanto, que antes de praticar qualquer atividade física, a pessoa precisa fazer uma avaliação médica. Principalmente na terceira idade, pois, com o passar dos anos, o corpo vai ficando mais fragilizado”.

A prática de caminhadas promove também o fortalecimento dos ossos e do coração, combatendo o estresse, a diabetes, a depressão e o colesterol alto. “Para andar, é recomendável que a pessoa tenha um tênis adequado, de preferência anti-impacto, para não prejudicar a coluna e as articulações, e utilize roupas confortáveis. Outra importante recomendação é que o indivíduo, antes de iniciar o exercício, faça um alongamento”, orienta a especialista.

A frequência e o período das caminhadas só devem ser definidos após a avaliação médica. Existem muitos objetivos que podem ser definidos com esses exercícios, como, por exemplo, emagrecer ou manter a capacidade cardiovascular. “O melhor é fazer um avanço progressivo, ou seja, começando a caminhar por 30 minutos e ir aumentando gradativamente, à medida que a pessoa for ganhando condicionamento. A ingestão de líquidos também é fundamental, pois durante essa prática perdem-se substâncias importantes para o organismo”, orienta Patrícia.

Principalmente na terceira idade, é importantíssimo, antes de iniciar uma série de caminhadas, verificar a pressão arterial. “Deve ser dada preferência a locais planos e horários com temperaturas mais amenas. Caminhar uma vez por semana praticamente não faz efeito”, conclui a fisioterapeuta.

Agência Unipress Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário